Tenho visto isto muitas vezes:
Sabem o que é isto?
Para 90% dos homens é desleixo. Deixem-me explicar-vos, esta camisa tem um colarinho de apertar, um apontamento que está aparentemente outra vez na moda, ou pelo menos é o que acho porque há dois anos não via nada disto e agora toda a gente tem um colarinho destes.
Isto é muito giro, até porque o colarinho de apertar é uma alternativa interessante aos colarinhos comuns que vêem todos os dias, podem ser mais ou menos formais dependendo do resto do outfit e acima de tudo seguram o colarinho no sitio, o que pode ser importante para a malta que habitualmente anda com isto tudo virado (e a parecerem uns labregos).
Este tipo de colarinho tem origens mais informais, aparentemente foi adoptado primeiramente por jogadores de polo, que chegaram à brilhante conclusão que golas nos olhos obstruí a vista e impede a boa performance no jogo, e portanto decidiram arranjar uma alternativa que impede a entrada de objectos estranhos no campo de visão.
Nunca vi polos destes à venda mas gostava de ter um. No toca a camisas, estes colarinhos estão em todo o lado. Em todo o lado estão também homens que não os apertam.
Foi em 2014, mesmo no início da minha jornada para me tornar um homem a quem não recusam uma mesa num restaurante, que um bom homem (mais velho e sábio que eu) me disse: “Se usas uma camisa com um colarinho de apertar, aperta-o sempre, caso contrário, pareces um cigano mal vestido”.
A verdade é que única altura em que os botões do colarinho deverão estar desapertados será quando estiverem a fazer um nó a uma gravata. E mesmo assim, cuidado. É possível puxar para cima o nível de formalidade deste colarinho mas demais ficará mal. Se forem utilizar uma gravata com uma camisa destas, utilizem uma gravata de malha (ou de outro material, tem é de ser tricotada, uma knit tie, por ser a gravata mais informal que existe.
Se estiverem a vestir uma camisa oxford, apesar de outros materiais conseguirem este efeito, reparem na elegância da curva do colarinho, que só pode ser encontrada neste tipo de colarinhos.
Agora sim. Não se esqueçam é de comprar umas camisas com colarinhos normais de vez em quando.