Tal como fiz no último artigo, vou contar uma história. Mesmo que não se identifique, conhecerá certamente alguém que padece do problema que vou descrever.
Imagine que está a andar durante o dia, está a caminho de algum lado, vai a uma reunião, à casa de banho, ao café, seja o que for, de repente sente algo estranho ao caminhar. Um dos seus sapatos está desapertado e tem de se baixar para conseguir apertar, ou vai utilizar uma cadeira, um lancil ou um pneu de uma carro para o ajudar a apertar o sapato. São onze da manhã e até ao fim do dia este ritual vai repetir-se inúmeras vezes.

Reconhece-se ou está claramente a ver alguém com este problema? Eu estou, aliás, até à dois anos atrás eu sofria deste problema e felizmente encontrei a solução!
Aparentemente andei a minha vida toda a dar o nó dos sapatos de forma errada, rápida e fácil sim, mas errada e causadora de inúmeros sapatos desapertados ao longo do dia.
O problema da forma habitual e generalizada de apertar os atacadores é o facto de que o nó é feito na vertical (sem se aperceber), o que significa que ao andar e ao exercer pressão de forma horizontal (dos lados dos seus pés) os nós dos sapatos vão relaxando gradualmente até que são desfeitos e tem de repetir o ritual.
O truque é apertar os sapatos de forma horizontal, de forma a manter o nó bem apertado durante todo o dia.
Existem duas formas de fazer isto e qualquer uma delas vai com toda a certeza impedir que o nó se solte durante o dia. Ambas requerem alguma prática, vai levar algumas vezes até conseguir apertar o nó de forma totalmente mecânica como faz agora.
Nó Duplo

Após realizar o nó inicial e ficar com as duas pontas dos atacadores em cada mão, dobre a ponta direita num laço e na com a ponta esquerda dos duas voltas ao laço direito. Seguidamente faça um laço com o que resta da ponta esquerda que deverá passar por dentro do loop. Ajuste o nó de forma a ficar direito, apertado e simétrico.
Sei que parece muito confuso mas também sei que rapidamente vai conseguir fazer este nó de forma completamente mecânica, e quando isso acontecer vai ver que nunca mais vai apertar os sapatos mais do que uma vez ao dia. A não ser que o queira claro.
Nó Simples – A Forma Correta de o Fazer
A segunda forma de evitar atacadores desapertados é a de fazer um nó simples mas que leva um pequeno twist. Este é bom quando as pontas dos atacadores são curtas e não dá corda suficiente para dar duas voltar ao laço direito.

Este é muito mais simples, comece com o nó inicial e faça o laço no lado direito como sempre.
Num nó simples, ou seja o que toda a gente normalmente faz, daria a volta com a ponta esquerda por cima do laço e pela frente. Experimente ir por detrás.
O nó fica totalmente horizontal, mantém-se apertado o dia todo e é simples de fazer.
Isto parece tudo muito mesquinho mas a verdade é que parar para re-apertar sapatos vinte vezes ao dia não só é chato como pode ser muito inconveniente. Se o pode evitar, porque não? Bons homens facilitam sempre que podem.