Malas de Homem – Necessidade ou Vaidade?

Qualquer bom homem carregará um certo número de artefactos consigo no seu dia-à-dia. Alguns desses objetos acabam por invariavelmente ir parar ao bolso das calças, e muitas vezes formam uma saliência que não favorece nem é confortável.

Muitos homens preferem não utilizar nada e andar com as suas coisas na mão por achar que usar uma mala é uma coisa de mulher, menos masculina, indigna ou simplesmente porque não conseguem encontrar algo que gostam.

Vamos começar por aquilo que não deve utilizar.

mochilas

Esqueça mochilas de alças para usar às costas, mochilas a tiracolo de canvas. Deixe essas malas para os rapazes que andam ainda na escola. Um bom homem tem outras alternativas não só mais úteis e apresentáveis, mas também mais intemporais, artigos que seguramente se forem bem tratados poderá passar a uma geração seguinte.

Para o bom homem que trabalha num ambiente de escritório é normal que carregue quase sempre mais tralha que os restantes: computadores portáteis; agendas; canetas; blocos de notas; carteira; cartões de visita; entre outros. Para tal, apesar de existirem algumas mochilas capazes de acomodar confortavelmente todo este material, o melhor é mesmo arranjar uma pasta/mala de portátil.

Não se assuste quando falo em mala de portátil, não me refiro aquelas malas feitas em canvas ou outros materiais sintéticos, com um compartimento, feias e que se desgastam e ficam inutilizáveis em pouco tempo.

Procure uma mala de portátil que se pareça mais uma pasta do que com uma simples malinha. Se encontrar uma de cabedal verifique se a pele é genuína (se conseguir ver de que parte da pele do animal é, melhor) e verifique a qualidade da pele, se vinca com facilidade, se vai romper. Verifique sempre a qualidade dos fechos e das costuras, aliás, como deverá fazer sempre com outros artigos em pele como as carteiras.

img_5223.jpg
Assenta bem em qualquer bom homem.

Se uma pasta destas é demasiado mas gosta do aspecto ou se não tem tanta coisa para carregar, pode ser interessante investir numa boa pasta, das clássicas. Os princípios de identificação de qualidade da pele do artigo mantêm-se. Estas malas podem ser muito úteis se transporta documentos, uma vez que podem ter compartimentos específicos para transportar folhas sem as amachucar. Não duvide que andar com uma pasta é incrivelmente estiloso e que vai atrair olhares ao andar com uma.

two
Um estiloso cavalheiro, ainda que estas não sejam pastas clássicas.

Para um estilo menos formal mas que certamente não o vai parecer menos estilos e apresentável aconselho aquilo a que se chama uma mala de mensageiro. Deverá reconhece-las facilmente, são semelhantes aquelas que os carteiros normalmente usam. São para serem usadas ao ombro ou a tiracolo. Ora veja a imagem abaixo:

IMG_5249
Apenas uma alça ajustável e um compartimento. É mais pequena e mais casual.

Assentam perfeitamente para um setting com um dresscode smart casual, podem não levar muita coisa. Mas se aquilo que carrega diariamente são basicamente carteira, chaves, telemóveis então isto chega-lhe. Tem no entanto espaço para levar uma agenda, um livro, um tablet ou um pequeno portátil. Simplesmente compre uma de boa qualidade, que não o irá trair quando mais precisar (romper quando está com as suas coisas e quando está longe de casa ou do carro).

satchel
Serva para a carteira e para o carregador do telemóvel e pouco mais. Mas não deixa de ser melhor de carregar tudo nas mãos ou bolsos.

Pode também achar que basta uma pequena mala com alça para levar apenas o super essencial. Carteira e telemóvel. As mesmas regras relativas ao cabedal aplicam-se aqui também.

Se assim o preferir, pode adquirir uma mala de um material diferente, canvas vê-se também bastante por aí. Lembre-se sempre de verificar as costuras e qualidade dos fechos. Se os fechos não lhe inspirarem confiança não avance com a compra, provavelmente não vale a pena.

case

Se uma grande marca não se preocupar em colocar nos seus produtos os melhores fechos do mercado, então provavelmente a preocupação com o resto da qualidade do produtos será semelhante.

No final, a resposta a questão que coloquei no título – Necessidade ou Vaidade? – acaba por poder ser respondida apenas por si. Pessoalmente odeio andar com tralha nas mãos e demasiados pertences nos bolsos. Repare, ando com dois telemóveis, carteira, chave de casa e carro. Isto apenas no fim-de-semana, à semana ando com a minha agenda e outras coisas mais. Portanto ando com uma pasta durante a semana, e uma mala de mensageiro ao fim-de-semana se for a algum lado.

Para finalizar, lembre-se de fazer sempre uma escolha/compra informada e bem ponderada. Siga o instagram em @bomhomem e partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem.

1 thoughts on “Malas de Homem – Necessidade ou Vaidade?

Deixe um comentário