Escrevi um artigo há uns meses atrás descrevendo 5 erros comuns que muitos cavalheiros cometem inadvertidamente e que não os favorecem de forma alguma. Pode ler este artigo aqui, são também erros ou falhas muito básicas mas fáceis de cometer, e que não o favorecem. Decidi agora descrever mais cinco pequenos erros que pode estar a cometer, esperando que consigo ajuda-lo a elevar o seu estilo.
Erro #1 – Apertar o Botão de Baixo do Blazer
Por onde começar? Tenho visto algo ultimamente em todo o lado, algo que infelizmente é apenas simples ignorância e que pode ser facilmente combatida.
Imaginem um homem, um bom homem bem vestido e elegante que até pode estar de fato e gravata, bom fit, roupa que de facto lhe serve, mas que ainda assim notam que está ali qualquer coisa mal.
Observadores casuais provavelmente não conseguirão perceber o que está ali de errado mas um bom homem saberá o que procurar, e neste caso o culpado provavelmente será a silhueta demasiado fina provocada por um blazer com os botões todos apertados. Até porque apertar de mais em baixo descompensará os ombros e irá amarrotar onde não deve.
Os blazers, sport coats (se não sabe a diferença pode ler aqui um artigo que o pode ajudar) e coletes foram feitos para se manter sempre o botão de baixo aberto. Isto porque se apertar tudo, a sua silhueta é afetada e torna-se menos natural e apelativa. Há quem diga que isto de não apertar o botão de baixo dos casacos começou com o Rei Eduardo VII de Inglaterra que simplesmente deixou de apertar os botões de baixo devido ao peso excessivo e a corte simplesmente seguiu o exemplo. Hoje em dia todos os casacos deverão ser utilizados com os botões de baixo desapertados, e são fabricados com essa regra em mente.

Em casacos assertoados deverá apertar todos os botões, ainda que poderá deixar o de baixo aberto se assim o quiser, no entanto, neste tipo de casaco a regra é que podem estar todos abotoados e isso é também inegavelmente elegante.
Erro #2 – O Lenço de Bolso Demasiado para Fora
Interessante este assunto, já que para eu ter detectado significa que já se começam a ver (ainda que raramente) cavalheiros com lenços de bolso a adornar e a complementar a sua indumentária.

No entanto, já vi algumas vezes o lenço tão saído para fora que não só parece que vai cair a qualquer momento como também não o favorece. Repare, o lenço é um apontamento interessante que chama o olhar para aquele salpico de cor, mas, se estiver demasiado para fora consome toda a atenção das pessoas à sua volta. Poderá até deixar má impressão, pois pode parecer demasiado ostentoso.
Algumas lojas colocam lenços nos manequins e perpetuam este erro facilmente evitável.
Erro #3 – Não Combinar as Cores do Cabedal
Apesar de achar que seria óbvio, a verdade é que por vezes as regras mais simples são aquelas que devem ser repetidas mais vezes.
Lembre-se de combinar a cor do cabedal que compõe o seu outfit. Se está com sapatos castanhos utilize um cinto castanho, da mesma forma que se os seus sapatos forem pretos utilize um cinto preto também. Não é preciso a cor ser exatamente igual apenas é preciso que se complementem.
Existem formas de contornar esta regra mas para tal ser feito com sucesso é necessário dominar completamente estas combinações e ter em conta mais cabedais como a bracelete do seu relógio ou outros acessórios em pele.
Erro #4 – Usar Calças Skinny / Super Skinny / Super Slim
Poderei causar aqui alguma confusão, não estou a sugerir que deve usar sempre calças com o corte clássico mas apenas que considere ficar-se pelo slim fit.

Um corte slim favorece a sua silhueta e é confortável e elegante mas o extremo, as calças skinny, são demasiado apertadas o que tem algumas contra-indicações a nível da saúde, como por exemplo impedem a correta circulação sanguínea e alguns modelos alegadamente já causaram alguns estragos em vários homens na zona genital.
Não são elegantes nem favorecedoras e muitas vezes são mais caras. Consegue todas as vantagens com um corte mais slim. Felizmente o skinny fit parece ser uma moda que está a passar.
Erro #5 – Comprar Roupa Antes de Experimentar
Às vezes a roupa parece perfeita só ao olhar. Até é o seu número e tudo e parece que vai fazer uma compra fantástica e sair-se super bem. Mas só sabe mesmo se vai ser assim se experimentar a peça e fizer alguns movimentos simples que fazemos todos os dias como levantar os braços como se estivesse a comer ou a conduzir. Só aí vai ver se a peça lhe assenta bem e se a deve comprar.
Espero que este artigo o tenha ajudado a identificar algumas pequenas falhas, seja em si ou em pessoas que lhe são próximas. Alguns erros são tão simples de consertar que rapidamente vão tornar-se hábito. Continue a ser um bom homem!
[…] Acima encontra duas sugestões muito simples e versáteis para um business casual mais rígido. Facilmente são adaptadas para algo mais abrangente. Não sou fã dos sapatos pretos no segundo conjunto, acho que variações de castanho são mais interessantes. Apenas lembre-se de conjugar a cor dos sapatos com a do cinto, não falhe nisso nem nas outras dicas que refiro aqui. […]
GostarGostar