Cuidados Essenciais a ter com a Barba

Para muitos a barba é a imagem de marca de qualquer cavalheiro. Para outros é uma forma de expressão.

Há quem considera que ter/usar/dominar uma barba é nada mais, nada menos do que um estilo de vida. E com a dedicação que é necessária não é para menos.

Nunca falei aqui de barba ou de cuidados especiais (menos com sapatos, pode saber como tratar do seu calçado sendo este artigo) a ter com a mesma mas a verdade é que é um tópico que se encaixa perfeitamente na temática do Bom Homem. Quem me segue no Instagram (@bomhomemblog) sabe que já coloquei várias fotografias e histórias relacionadas com a barba e o seu cuidado.

Quem segue estas redes sociais sabe também que eu uso barba. Deixei crescer no Movember de 2014 e desde então já a cortei por três vezes, deixando sempre voltar a crescer pois prefiro ter um bigode para confiar.

43250629_10215291003601140_3748724249964052480_n

A barba é algo de muito especial, mesmo quando se esquece dela consegue senti-la, vai estar a afagá-la sem que note, e é normalmente a primeira coisa que as pessoas reparam quando olham para a sua cara.

Como tal é imperativo que tenho o mínimo (para não dizer o máximo) de cuidado com o seu pêlo facial, não só pela razão que mencionai acima, mas também porque os pêlos da cara, e o rosto deve sempre ser tratado com especial atenção.

O produto principal que qualquer barbudo deve utilizar na sua barba é um óleo para a barba. O óleo tem duas funções principais, nutrir a pele da cara é a primeira. Com a barba a crescer e a cobrir a pele do resto, o seu corpo não consegue produzir óleo natural para hidratar a pele o pêlo todo. Logo, é importante dar uma ajuda utilizando um produto destes. Uma pele carecendo de hidratação vai irritar-se muito rapidamente, criando comichão e mau-estar.

img_9649.jpg
Este tem um conta-gota o que é excelente para a rentabilidade.

A segunda tarefa importante de um óleo é a de amaciar  e tornar a sua barba mais domável e fácil de pentear.

Uma barba desidratada, que não vê óleo com regularidade tende a ter um aspeto menos saudável, a acumular pele morta (caspa) e fica impossível de pentear, o que de todo não o favorece.

Um pouco faz muito com um óleo, bastam duas gotas para transformar completamente a aparência e saúde da sua barba.

Uma das coisas mais importantes é que seja feito com ingredientes naturais. Evite colocar químicos na cara e na barba. Outra coisa que é importante é que cheire bem, os melhores óleos têm sempre um cheiro agradável mas duradouro.

O óleo que costumo usar é da Bedfordshire Beard Co. e podem encontrá-lo na loja online da Barbudos; o aroma é floral e muito agradável. Três gotas rendem bastante!

Se tiver uma barba muito rebelde e que é mesmo impossível de pentear (como a minha), o melhor mesmo é aplicar também um bálsamo.

IMG_9641
O aroma a pinho é muito bom.

Apesar de teoricamente ter as mesmas funções de um óleo, a verdade é que o bálsamo tem as prioridades trocadas. Nutrir e hidratar a pele e os pêlos faciais são objetivos secundários, fixar a barba é o principal foco.

Se a sua barba tiver mais de 1cm e for encaracolada ou muito rebelde, então o bálsamo é quase obrigatório. O bálsamo que uso também é da Barbudos e para este escolhi o aroma a pinho, que é absolutamente fantástico.

Quando começar a deixar crescer a barba, no entanto ainda antes de a mesma ter dimensão, comece logo com o hábito de a tratar. No mínimo dos mínimos um óleo para a hidratação do rosto e dos pêlos.

Á medida que a mesma vai crescendo vai querer pentear-se com um pente pequeno para começar o processo de domar a barba e fazê-la crescer para onde quiser.

Existem diversos pentes para barba, em plástico e até em madeira. Tenho dois, um em plástico que já uso há uns anos e um pente de madeira, também da Barbudos, com dentes mais largos. Não tenho dúvidas acerca da superioridade de um pente de madeira face a um de plástico. Para além de mais suave na barba e na cara, é também mais confortável de usar e evita eletricidade estática.

Para lavar a barba recomendo usar um champô próprio para a barba, simplesmente não deverá utilizar um champô normal para cabelo. Mais uma vez é importante não utilizar produtos químicos, especialmente no seu rosto. O champô que tenho vindo a utilizar não contém SLS, que é cancerígeno.

Se tiver um secador pode secar a barba enquanto a penteia para ajudar no processo.

img_9647.jpg
O conjunto de essenciais. Óleo, bálsamo, champô e o pente.

Resumindo:

  • Evite químicos na barba/cara
  • Use óleo para se hidratar e nutrir
  • Cuide e trate da sua barba com respeito e as pessoas terão respeito por si e pela sua barba

Se é um cavalheiro barbudo então espero que este artigo o tenha ajudado. Poderá encontrar os artigos mencionado neste post na loja da http://www.barbudos.pt; onde recomendo a sua aquisição.

Siga-nos nas redes sociais e as partilhe as suas fotos com #bomhomem e #barbudos.

2 thoughts on “Cuidados Essenciais a ter com a Barba

Deixe um comentário