Procurar um estabelecimento respeitável assim do nada para me safar quando a juba está grande, não é fácil. Estava já em marcações para uma visita a uma barbearia em Loulé, mas acabei por ficar na minha zona de residência.
É na célebre avenida de Ceuta que encontrei a Barbearia & Tatto Shop D’Patrão, em plena cidade de Quarteira. Aberta há pouco tempo e com um aspeto muito interessante, a fazer grande chamariz na rua com a sua imagem vibrante, decidi entrar e marcar o serviço para o próprio dia.
A casa é grande e tem componente de bar (muito assumida) com bebidas brancas, vinhos do Porto, cerveja e cafetaria. Existe também uma mesa de snooker para quem quiser jogar enquanto espera, pela quantia praticamente simbólica de 1 euro.
Há espaço para quatro barbeiros havendo apenas um a trabalhar. Um barman que atendia as pessoas e alguns (não consegui perceber quantos) tatuadores nas traseiras, numa sala dedicada às tatuagens.
A apresentação da barbearia é brutal, grande decoração, espaço e condições.
Bebi um fino para refrescar enquanto esperava, dado que o barbeiro estava a terminar com o cliente anterior.

Rapidamente me expliquei ao barbeiro acerca do corte que queria (o habitual), um profissional de poucas palavras diga-se. Tentei meter conversa mas sinceramente notava-se demasiado a inexperiência e o “medo” de falar sobre a profissão.
Fiquei com a impressão que não gosta muito do seu trabalho. Trabalhava com calma e com movimentos deliberados. O corte de cabelo saiu agradável e preciso.
Os retoques à barba foram demasiado fundo, a linha do bigode foi rebaixada o que levou a pêlos muito curtos acima do bigode com o passar do tempo. De resto fez o pretendido.
Acredito que a falta de confiança vai eventualmente desaparecer e vai resultar num trabalho mais aprumado e satisfatório, tanto para o barbeiro como para o cliente, com tempo, trabalho e paciência.

Não houve wet towel shave, até porque nem dispõem desse serviço. Contudo utilizam produtos de qualidade tanto para o cabelo como para a barba, ambos foram aplicados no final do corte.
Paguei a módica quantia de 15€ pelo corte de cabelo e barba, mais o que paguei pela cerveja, que sinceramente não me lembro de quanto foi. Não foi, no entanto, um preço descabido.

No geral gostei da apresentação, do conceito e do corte. O serviço precisa de algum trabalho e o barbeiro precisa de abraçar mais a profissão. Para residentes é uma boa opção, mas penso que não valerá a pena virem de outros sítios de propósito para visitarem. Quiça no futuro esteja melhor e mais eficiente.
Podem seguir a Barbearia D’Patrão no Instagram em @dpatraoandtroyashop e o Bom Homem em @bomhomemblog!