Rally Barbas #9 – Barbearia JUST

Foi no final de Novembro que comecei a deslocar-me para o Barlavento, contudo decidi fazer a paragem na Guia para visitar uma barbearia que deu que falar nos jornais da região, a Barbearia JUST. Uma barbearia à moda antiga, onde as coisas são feitas com preceito, um sítio para “falar de bola” e “tomar um copo”.

img_3635

Fiz a marcação pelo Facebook, num sistema muito interessante e segui para a JUST a um belo sábado. Está muito bem localizada, mesmo na rotunda da Guia, por onde passa toda a gente.

Entretanto, ao entrar no estabelecimento (onde não fui cumprimentado), percebi que a barbearia funciona com um sistema “primeiro a chegar, primeiro a ser servido”, decidi respeitar o sistema e esperar pela minha vez.

Os dois barbeiros (o espaço suporta três, no máximo) praticamente não falaram entre eles. Repare, a barbearia está muito bem decorada, mas o ambiente geral acaba por ser pouco convidativo, devido ao silêncio que se faz sentir.

decoração

Acabei por ser chamado para ser atendido, dei a minha explicação habitual e mostrei as fotografias. O corte foi feito com velocidade, mas, com mais palavras do que as que tinha escutado desde que ali entrei. Rápido demais, quiçá, mas compreensível dada a quantidade de pessoas à espera (foram chegando mais).

IMG_3639

O cavalheiro que me atendeu não me pareceu muito experiente, até porque teve de dar vários retoques mesmo quando aparentemente já tinha terminado o corte. Ao primeiro não me chocou, mas quando já me estava a mostrar como tinha ficado atrás e depois foi buscar uma máquina para retocar pela terceira ou quarta vez, achei muito estranho.

Mas o pior foi a utilização da navalha, que foi utilizada sem qualquer produto na pele, o que resultou na minha pele do pescoço e face a arder durante horas.

Terminado o corte, tive de pedir para colocar pomade ou outro produto no cabelo e óleo na barba, porque não foi oferecido imediatamente após o corte.

corte

No fim, não fui levado ao balcão para pagar pelo serviço, uma vez que o barbeiro simplesmente começou imediatamente a atender outro cliente. Acabei por ser informado do valor a pagar, um preço muito em conta, mas a deixar o dinheiro no balcão e nenhuma mão para apertar e agradecer.

b & a

Não quero ser injusto, posso ter apanhado um dia mau. Mas, não me parece que tenha sido apenas um dia mau, foi no geral uma fraca experiência e não acredito que o dono se orgulhe do que se passa lá. A Barbearia JUST teve muito sucesso, e continua a ter, uma vez que esteve abarrotada todo o tempo que lá estive. Abriu agora também outro espaço, nas Ferreiras, uma localidade ali perto.

img_3647.jpg

Conseguirão certamente cortar o cabelo e aparar a barba na JUST, contudo não é de todo uma experiência que quererão repetir. Espero que 2020 revigore este espaço e que o faça retornar a uma glória seguramente já atingida no passado.

 

 

Deixe um comentário