Adoro gravatas, são um acessório incrível. Complementam um conjunto, adicionam cor e colocam um ponto final na formalidade ou gozam com a mesma.
Gravatas tricotadas são as irmãs mais versáteis das gravatas tradicionais. Conseguem formalizar levemente um look mais descontraído ou tornar menos monótono um conjunto mais formal.

A seda, lã, algodão, entre outros materiais (até os sintéticos) são tricotados de forma a terem esta aparência e textura tão características.
Mas existem mais diferenças, enquanto as gravatas normais são mais estreitas em cima (na zona onde fará o nó) e vão ficando mais largas, terminando numa ponta em bico, as gravatas tricotadas têm geralmente a mesma largura ao longo de todo o seu comprimento, terminando numa ponta horizontal. Por vezes pode encontrar este tipo de gravatas com a ponta em bico também, contudo é raro.

Estas gravatas são fenomenais, adicionam textura extra ao look, sem formalizar em demasia, logo tornam-se mais fáceis de usar e dominar.
Podem ser usadas em quase todos os contextos em que usaria as outras gravatas convencionais, contudo se for a um evento realmente formal, ou em que seja necessário levar um fato preto, não são adequadas por não serem formais o suficiente.

As de 100% seda são as melhores por serem feitas de materiais superiores. Existem umas de seda tão grossas, feitas de uma forma tão específica e antiga que ficam muito bem tricotadas que ao tocar nestas, fazem um ruído característico chamado o “choro da seda”, as cri de la soie, são artigos difíceis de encontrar nas lojas comuns e bem mais caros que gravatas tricotadas normais.

Aconselho primeiro a adquirir algumas de cores sólidas e depois, se preferir, arranjar algumas com pradrões, mais divertidas e casuais.
Relativamente a nós, acredito que se deva ficar pelo nó simples, também chamado de four in hand. Devido à forma como são feitas, outros nós vão tornar-se muito grandes e maçudos, e como tal, o nó simples é o mais indicado.
Gosta de gravatas tricotadas? Já conhecia? Se sim, espero que tenha aprendido algo interessante. Partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem e siga-nos no instagram.
[…] Desde lenços de bolso no casaco a chapéus se gostar. Dependendo do sítio onde vive e das temperaturas que se fazem sentir pode tirar também os cachecóis e luvas do armário. Pode começar a usar gravatas, especialmente as tricotadas ficam especialmente bem nesta altura do ano. Pode saber mais sobre Gravatas Tricotadas neste artigo. […]
GostarGostar