O Estilo de Harvey Specter de “Suits”

A televisão pode muito bem servir de inspiração para muitos bons homens, e certamente que um cavalheiro atento a estas andanças já ouviu falar na série Suits, ou no nome Harvey Specter.

Como série de advocacia que é, é mais do que habitual ver os personagens masculinas vestidos com fato e gravata em todos os episódios, ou seja, inspiração que nunca mais acaba.

É por isto que considero pertinente olhar com mais atenção ao estilo de algumas personagens desta série e ver o que podemos aprender com estes senhores.

Harvey Specter é umas das personagens principais de Suits, e sendo advogado e andando de fato e gravata como todos os outros advogados, o que o distingue dos demais?

Um advogado banal. Poderia ser um figurante em Suits.

Vamos começar pelo personagem em si. O Sr. Specter é bastante bom naquilo que faz, é até chamado de “o melhor negociador da cidade”, é bem parecido e absurdamente confiante em todas as situações. É uma presença poderosa, e que se sente quando entra numa sala.

Foto de Suits.

Existem duas ou três formas de projetar esta imagem num mundo em que o fato é farda habitual de toda a gente, mas o Sr. Specter comunica visualmente a sua força e imponência com três apontamentos interessantes, combinando-os de forma elegante.

#1 – Fato com Lapelas de Jaquetão (peak lapel)

Num artigo passado abordei o fato e referi que o casaco pode ter lapela notch (mais comuns) ou lapela de jaquetão (em bico, em inglês: peak lapel e menos comuns). As lapelas de jaquetão, que por norma são mais largas, enaltecem muito mais os ombros e acentuam estas características masculinas. O Harvey comanda esta percepção de masculinidade ao pé de muitos outros personagens sendo um dos poucos que veste fatos com lapelas em bico.

Repare na lapela de Jaquetão no fato. Foto de Suits.

Podem haver outras personagens que exibem este detalhe interessante, mas é pouco frequente.

#2 – Colete

Um fato de três peças é algo que transmite poder de forma muito especial. Não é sem fundamento que podem ser vistos tradicionalmente nos corpos dos gangsters em filmes sobre a mafia americana. O Harvey veste consistentemente um fato de três peças, e, ocasionalmente é possível vê-lo sem o casaco, deixando o colete brilhar. Mais uma vez, visualmente é comunicado presença, liderança e o poder bruto que o personagens exibe.

Repare no colete. Foto de Suits.

Tal como o ponto 1, o Harvey não é o único a vestir fatos de três peças, ainda que o faça com muito mais frequência. Contudo, é possivelmente o único que combina o ponto 1 com o ponto 2.

#3 – Nó de Gravata Largo

Geralmente, nó tão grandes e bojudos não são aconselhados, pois podem tornar desproporcional a cara da pessoa que os usa, mas dado o restante conjunto deste sujeito até acaba por funcionar. Para além de usar nós grandes, largos e salientes, estes são também simétricos, neste caso é utilizado o nó Full Winsor. Dados os conjuntos usados juntamente com estes nós, o resultado final até acaba composto e equilibrado, o que é de louvar, pois poderia facilmente sair um resultado menos interessante.

Repare no nó de gravata bem largo, dominante e simétrico, assim como no colete. Foto de Suits.

O Harvey Specter aposta também muitas vezes em nós de gravata com um vinco bem visível de forma a atribuir uma certa textura a algo mais pesado. Funciona maravilhosamente, conferindo interesse, matendo a robustez a este nó habitualmente aborrecido.

Estes três detalhes separam claramente Harvey Specter dos restantes personagens, dando-lhe uma certa vantagem sobre os demais. Isto é especialmente notório quando lado a lado com o seu camarada Michael Ross, cuja apresentação descuidada muitas vezes coloca-o em posições mais desfavoráveis do que seria necessário.

Compare as diferenças entre os fatos destes senhores. Tamanho e formato das lapelas, gravata e nó. Foto de Suits.

Este é claramente um dos melhores exemplos acerca do poder da apresentação, e da forma como pode influenciar imediatamente o seu dia-à-dia e futuramente a sua carreira.

O #bomhomemrecomenda: avalie muito bem que tipo de mensagem quer passar. Quer impor a sua presença a todo o custo, primando pela robustez da sua apresentação, ou deseja passar uma elegância mais subtil e própria dos bastidores? Reflita e depois adapte o seu guarda-roupa à sua decisão.

Espero que tenha gostado deste artigo, e que tenha compreendido os fundamentais da apresentação imponente desta carismática personagens da televisão. Siga-nos nas redes sociais em @bomhomemblog e partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s