Alguns acessórios podem fazer muito pela imagem de um homem, mas tanta vezes o desconhecimento ou até total total ignorância da sua existência podem leva-lo a perder tanto, por tão pouco.
Um destes acessórios não é nada mais nada menos do que um simples lenço no bolso. Apesar de terem voltado agora recentemente à moda, por razões que desconheço, a verdade é que é um detalhe sempre utilizado na moda masculina clássica e deve ser conhecimento geral de qualquer bom homem como os utilizar.
É muito fácil cometer erros simples com os lenços, devido a noções erradas que muitas pessoas (não só necessariamente homens) têm.
Mas para começar como deve ser.
O que é um Lenço?
Lenço é uma definição pouco vaga. Um lenço não é nada mais do que um pedaço de tecido, normalmente em formato quadrangular. Existem vários tipos, e estes podem variar na sua construção e utilização.
Ao contrário dos lenços de assoar (que são de papel) e dos “lenços de assoar de pano” que também servem para assoar, os de bolso têm umas quantas diferenças e características especiais.
O que é um Lenço de Bolso?
Um lenço de bolso serve primariamente para complementar um outfit, e não possuí qualquer aspecto puramente funcional. Os de melhor qualidade são feitos de materiais naturais e devem ser finos para serem acomodado no bolso da frente do seu casaco sem se notar enchumaço.
Os outros servem para quê?
Normalmente apenas para o bom homem se assoar. Claro que a melhor desculpa para andar com um lenço de pano é a de o emprestar quando alguém precisa. É suposto ser acomodado nos bolsos de trás das calças, ou nos bolsos interiores do seu casaco.
Características
Normalmente os lenços de bolso são leves, finos e não devem ser muito grandes. Tenha atenção ao tamanho do lenço que vai comprar, se for muito grande poderá gerar enchumaço, o que não é favorecedor.
Podem ser em seda, linho ou algodão, apesar de achar que os de seda são superiores, devido à sua textura. Eu gosto de verificar as costuras de cada lenço para ver se vai durar ou não. Quanto mais costuras tiverem por centímetro, melhor.

Podem aparecer em todas as cores e feitios, com vários padrões e até com dois padrões divididos ao meio para dar mais versatilidade, apesar de não gostar muito disso.
Já os lenços de assoar deverão ser preferencialmente 100% algodão. Deixe em paz os de polyester e outros materiais pouco confiáveis. Estes normalmente apenas existem em cores básicas e padrões muito simples. Não coloque estes lenços no bolso da frente, a não ser que os queira exatamente para esta finalidade, e se o tamanho do lenço o deixar. Ninguém gosta de ter um lenço sujo à mostra para todos verem.
Quando Usar?
Sempre que vestir um blazer ou similar pode colocar um lenço de bolso. Para além de complementar sempre o seu outfit vai também adicionar um certo grau de flair que só tem quem quer e quem se importoa, mas no entanto todos reparam.
Dependendo da ocasião (se é mais ou menos formal) poderá usar diferentes dobras no lenço, sendo que a Dobra Presidencial é a mais formal, dobras com pontas são relativamente formais e tudo o resto é mais casual.
Para ser sincero, comecei a utilizar um lenço no bolso do casaco há cerca de um ano. Desde que me habituei, uso sempre um lenço com o blazer. Aliás, sempre que vejo alguém a usar um casaco sem o lenço, penso logo que falta ali alguma coisa.

Como Usar?
Existem algumas considerações a ter ao usar o lenço no bolso.
A primeira é muito simples, não use um lenço com a cor da gravata. Por alguma razão, muitas pessoas acham que o lenço tem de conjugar com a cor da gravata, na verdade é exactamente o contrário. Deve conjugar e/ou complementar a cor da sua camisa. Só assim pode o lenço complementar o conjunto que veste. Se acabar por combinar com a gravata, vai desviar a atenção toda para a zona do peito, e a pessoa deve focar-se no seu rosto.
A partir daqui fica um pouco subjectivo, mas eu pessoalmente não gosto de repetir padrões. Se a gravata tem um padrão, não o repita no lenço. Opte simplesmente por uma cor simples ou outro padrão menos chamativo.
Falta-lhe apenas saber colocar o lenço, muito fácil. Abaixo ensino-lhe a usar a lenço em formato de puff no bolso. Não tem dobra, nem pontas portanto é bastante casual, poderá utiliza-lo várias vezes.
Como poderá verificar, esta dobra é muito simples e fácil de fazer. É fácil, basta pegar no lenço ao centro, apanha-lo pelo meio para criar o pfff característico, rodar para manter a forma, esconder a parte de baixo e enfia-lo no bolso do seu casaco. Fácil, rápido e versátil.
A dobra quadrada, também chamada de presidencial também é muito utilizada, e poderá aprender a fazê-la num post futuro.
Onde Encontrar?
Apesar de eu achar que qualquer loja de roupa para homem deverá ter estes artigos, a verdade é que até recentemente estes eram relativamente complicados de achar. Lojas como a Giovanni Galli têm lenços de seda com um excelente relação qualidade-preço, a Saccoor Brothers também mas com preços mais elevados, os lenços mais simples poderá encontrar na Mr. Blue. A Massimo Dutti também tem lenços com padrões interessantes.
Agora já sabe como complementar e dar o toque final ao seu outfit, verá que com o tempo vai reparar imediatamente na falta do lenço em qualquer casaco, e não irá querer sair sem um no bolso.
Dica Final: experimente diferentes dobras para espicaçar o seu outfit diariamente.
Espero que tenha gostado deste artigo, partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem e siga-nos no instagram e no facebook.
Adorei.
Muito obrigado.
GostarGostar
[…] dobra que ensinei a fazer no artigo de introdução aos lenços de bolso é relativamente informal, ainda que bastante versátil e adaptável às mais variadas […]
GostarGostar
[…] tenha derramado, seja o que for. Ou simplesmente para adornar o bolso do seu casaco. Se for o caso, este artigo pode ser […]
GostarGostar